sábado, 29 de agosto de 2009

Falando um pouco das castas

TANNAT

A Tannat é originaria da região basca, sudeste da França. Tem cacho grande e bagas media ou pequenas. Hoje, é o vinho emblemático do Uruguai. É muito rico em compostos fenólicos, estruturados e de coloração muito intensa. Geralmente acido, duro e nervoso. Se a uva é madura e o vinho envelhecido em barrica de carvalho tarna-se relativamente redondo, mais agradável e suave. Sua coloração credencia para ser usado também em cortes com outros vinhos deficientes em cor. Tem características que permitem envelhecimento prolongado.


MERLOT

Inicialmente utilizada apenas em conjunto com outras castas, hoje a Merlot também brilha sozinha. Produzindo nec tas suaves e escorregadios, são perfeitos a solo e muito fáceis de beber, continuando no entanto, a ser extremamente úteis para suavizar vinhos mais encorpados, compostos e ásperos.


SYRAH

Esta casta resulta na produção de vinhos escuros, ricos, fortes, com um elevado grau de álcool e ligeiramente apimentados. Combinava na perfeição com outras castas e envelhece de forma sublime, conferindo ao produto final o estatuto de um vinho verdadeiramente clássico.


CABERNET FRANC

Origem francesa medianamente vigorosa e bastante produtiva, proporcionando colheita de uvas de boa qualidade, atingido facilmente 18º brix a 20º Brix, em vinhedos bem conduzidos. Origina vinho com tipicidade, apropriado para ser consumido ainda jovem. Em anos menos chuvosos durante o período de maturação, o vinho é mais encorpado e tem coloração mais intensa, apresentando considerável evolução qualitativa com alguns anos de envelhecimento.


PINOT NOIR

Para ser aproveitada em toda a sua plenitude, requer requisitos específicos. Um clima frio e úmido, um solo com algum teor calcário. Para, além disso, possui uma pele extremamente fina e vulnerável. Apesar da dificuldade de cultivar e ate em transformar esta casta em vinho, uma vez conseguida valerá a pena todo esforço. Para além de um néctar divinal, é utilizada na produção dos melhores champanhes e vinhos espumantes.

CABERNET SAUVIGNON

Reconhecida internacionalmente como a rainha das uvas pretas, produz um vinho denso e inebriante, fortemente influenciado pela madeira de carvalho. Fácil de cultivar, é extremamente versátil, adaptando-se perfeitamente a uma grande variedade de climas e solos. Pequena mas potente, esta casta caracterizada ainda por uma pele grossa, é freqüentemente misturada com as outras de forma a suavizar o néctar final.

Nenhum comentário: